img-feed img-feed-email

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pessoas 100% boas?

Há algum tempo atrás escrevi aqui no blog sobre a maldade das pessoas. No post em questão, falei o quanto é possível existir maldade nas pessoas, simplesmente porque essa história de mocinho e vilão, das novelas e contos de fadas, não se repetem no mundo real. Todas as pessoas, inclusive eu e você, possuem algum sentimento muito próximo da maldade. Isso é um fato.
O que me estranha é o fato das pessoas terem dificuldade de assumir sua própria maldade. Eu não sou 100% boa. E, assumir isso em uma conversa informal, por exemplo, pode causar dramas incorrigíveis. O que me parece é que a maioria das pessoas têm preconceito de seus prórpios sentimentos... e por isso os nega, como um mecanismo de defesa, talvez!
A psicanálise, explica que toda pessoa possui um estado de pulsão, uma estado de tensão que pode ser suprimid através de um objeto qualquer. Existe então a pulsão de vida e a pulsão de morte. A pulsão de vida inclui sentimentos de autoconservação e desejos sexuais, enquanto que a pulsão de morte pode ser autodestrutiva ou dirigir-se para fora com agressividade e destruição de outra coisa ou pessoa.
É... parece que esta maldade está aí, em algum lugar. E não devemos nos culpar por isso... é humano.
O fato é que a maldade parece estar relacionada com comportamento e ações. Mas e o pensamento, a imaginação e as ações não-verbais? Tudo isso existe, e há um emaranhado de sentimentos estranhos dentro de nós e de todas as pessoas! Deste modo, alguém muito 'bonzinho' pode ter fantasias altamente destrutivas, ou a sua agressividade e maldade pode manifestar-se através da ironia, da omissão de ajuda, da inveja, da vingança, da competitividade!
O que eu realmente gostaria é que esse meu 'lado mal' assustasse menos as pessoas... porque eu sei que todas elas têm o seu lado mal também!
E eu queria que fossemos capazes de assumir nossas maldades 'internas', isso facilitaria a nossa forma de lidar com elas sem precisar negá-las!

.
__________________________
A partir de agora, ao comentar aqui no Idiotizando os seus coentários são somados automaticamente, e as 5 pessoas que mais comentarem no blog terão seus nomes divulgados na lista Top Comentarista e, terão seus blogs automaticamente divulgados! Sendo assim... COMENTEM!

8 comentários:

Isilda disse...

É verdade o que escreveste Tahiana!Há pessoas que se fazem muito de santos,mas no mundo não há pessoas 100% santas,pois todos nós temos um lado mau que muitos não revelam só para darem uma boa reputação de si próprias.Eu acho isso muito absurdo,pois muita gente devia saber esta parte importantíssima da psicologia.

Sara Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oieeeeeee amoriii.
Demoreiii mais chegueiii.
Gente tive que ler o post anterior...pois sabeia do niver...e não consegui vim até aqui. Parabéns!! Viva o Idiotizando! Que eu amooOo de paixãoOO!
Realmente o blog é muito interessante, e sabemos que não importa seu conteùdo, ler sempre é bom. E tem bolgues maravilhosos... mesmo não sendo o mesmooo ideias mas é a mesma ideia:ESCREVER SOBRE ALGO!" Isso que é maravilhoso!!

Agora sobre o post de hoje... ameii a parte no comecinhooo :porque essa história de mocinho e vilão, das novelas e contos de fadas, não se repetem no mundo real. Todas as pessoas, inclusive eu e você, possuem algum sentimento muito próximo da maldade. Isso é um fato." É fatooo! Mas nós temos muito medo de assumir isso siim! O pior é que sabemos que toodos o teem. E algums tentam tanto esconder... que acaba ficando artificial demais. Tipo:"excesso de simpátia"!

Eu sei que eu tenho meu lado "ruim" tb não sou 100% boazinha.... até porque somos todos imperfeitos. E como imperfeitos... tem sempre esse lado. Claro que no meu, seu e de muitas pessoas... consegue dominar alguns instintos. Não causando mau fisico o psicologico a alguém!!


AmOOO seu blog.

Beijocas!

Sara Castro disse...

É, realmente existem emaranhados de sentimentos, em que nós nos perdemos... NÃO SABEMOS LÍDAR!
Eu reparo muitas das vezes em mim, sentimentos errados, alguns egoístas... Em fim, acho qe é instinto humano(a maldade), mas nada que não seja tratável, que não possamos controlar e tentar reverter. Somos líderes de nós mesmos certo?
Alguns sentimentos assim, pelo menos em mim, resultam em uma série de comportamentos, um deles é a introspecção, por vezes a insegurança exagerada...! Assumindo eu vou concertezando alguns pensamentos, vendo por outros primas as coisas, entende? FUNCIONA. *-* rs.

adorei o post, me interesso muito em tudo que se relacione a comportamentos humanos etc, etc, etc. Pretendo fazer psicologia, então seu blog me caiu como uma luva .

bju

A humanista... disse...

é...lidar com o nosso lado negro, por assim dizer tambem é uma arte. sim, esculpir o nosso carater passa pela premissa irrenunciavel de que nao sou apenas qualidades e virtudes. ha defeitos, vicissitudes que precisam ser vistas de frente, pois o assumir propicia o superar. assim, supero e enfrento o que assumo. nao devemos nos assustar...somos seres em construção...o bem e o mal sao dois lados da mesma moeda: a condição humana

DIVERSOS disse...

Oi,
Tahiana,
eu li o texto a maldade das pesoas e não lembro agora o que comentei. Mas, acho que todos nós temos um lado bom e outro mal, dependendo do meio que somos criados, como o nosso caráter é formado, como nos são passados os valores morais e éticos isso pode influenciar a nossa conduta pro bem ou pro mal. Gostei muito do post valeu! Beijão no seu coração e fica com Deus.

*Marli* disse...

Olá!

Essa coisa da maldade está nos olhos de quem vê...rs!
Brincadeira miga*
Questões sérias. Só uma pessoa adulta e madura consegue assumir certas atitudes; Bruno o Goleiro foi mal? A namorada dele foi má? quem rouba dinheiro de aposentado dizendo que é redução de impostos é mal ? Aqui no nosso País mais que em muitoa outros a maldade tem nomes; dentre eles; oportunismo, esperteza, privilégios...Avv!

Beiju

Jaque Gonchoroski disse...

E como dizia Aristóteles, nenhum ser humano é bom. Amar o próximo como a ti mesmo... Como cumprir esse mandamento no mundo de hoje? Amar quem te magoou? E assim, consequentemente seu lado mal aparece. Existem pessoas mais, outras menos.

Obrigada pela visita! Apareça sempre. Estarei de olho aqui a partir de agora.

Beijos!

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲