img-feed img-feed-email

sábado, 28 de agosto de 2010

Sentir X Saber

Gosto de pensar nas relações humanas... nas pessoas... no comportamento delas. Não é atoa que escolhi ser psicóloga. Hoje, todavia, li o trecho de um livro que me trouxe uma nova visão sobre essas coisas todas. Acho que eu nunca tinha pensado desta forma... Na verdade, acredito que a maioria das pessoas também não o fez. Pensando nesta leitura que suscitou em mim novos pensamentos em relação aos sentimentos que temos, resolvi transcrever aqui o trecho do livro que me chamou a atenção:
.
"Você não pode saber se uma pessoa te perdoa quando você faz alguma coisa de errado para ela. Trata-se de uma questão com a qual você está profundamente envolvida. E exatamente por isso ela é existencialmente importante para você. Você também não pode saber se uma pessoa gosta de você. Você só pode acreditar ou ter esperança de que assim seja. Apesar disso, essas coisas são mais importantes para você do que o fato incontestável de que a soma dos angulos de um triângulo é cento e oitenta graus."

.
Esse trecho é do livro "O mundo de Sofia" de Joisten Gaarder. O mais interessante nisso tudo é que, coincidentemente, ele confirma a última frase de meu post mais recente: 
"Sei que tudo o que sinto é muito mais do que todo o saber que me cerca."
.
Relembrando isso, então, talvez eu já tenha pensado nessa coisa toda, o que eu não tinha era percebido tudo assim, dessa forma esmiuçada...
O que importa é que tudo isso é um fato! E me faz pensar que sentir e acreditar são muito mais importantes do que saber. Simplesmente porque com esforço todos podem buscar o conhecimento e saber tudo igual e da mesma forma... mas os sentimentos e as crenças nunca terão o mesmo contexto, a mesma força, a mesma direção. O saber pode ser igual... o sentimento nunca...
.
_________________
PS: Peço desculpas aos leitores deste blog por minha pouca frequencia aqui no Idiotizando ultimamente e, principalmente, por não ter respondido ao comentários de vocês no decorrer desta semana. Estou em um novo ritmo de trabalho ao qual ainda preciso me adaptar. Assim que possível voltarei a visitar todos os comentaristas e seguidores!

2 comentários:

Juliana Skwara disse...

Tahiana,
sem dúvidas sei o que está passando! Sei o que não é ter tempo! Estou trabalhando e estudando. Tem sido uma loucura. Enquant isso, fico super feliz já que está trabalhando na sua área. Deve estar muito realizada. Vale muito a pena, eu sei. Se podesse, te contratava como psicóloga rsrs
mtas saudades
bjooooo

Isilda disse...

Pois claro!
Conhecimento é diferente de sentimento,e o sentimento é sempre diferente porque ninguém pode descobrir totalmente o sentimento de uma pessoa,pois não sabemos o que está nas profundezas da mente.

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲