img-feed img-feed-email

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que fazer quando a faculdade acaba?

O que fazer quando a faculdade acaba? - Eis a questão!
A maioria de nós foi tão adestrada a estudar... digo... frequentar as aulas. Fomos tão acostumados a ter aquele professor falando lá na frente, a fazer anotações (importantes ou não) nos nossos cadernos. Fomos acostumados com a ansiedade dos intervalos e final das aulas. Acostumados a carregar todos aqueles livros e se preparar para a bateria de provas da semana seguinte. Nos acostumamos com as apresentações orais e com as expectativas das notas. E não importa qual curso estamos fazendo, a virada de semestre dá sempre uma sensação de progressão, de sucesso, de alívio, de mais um degrau avançado.
E tudo isso é desde tão pequenininho... na primeira sala de aula, com o primeiro professor, com a primeira lancheirinha nas mãos. Desde muitos pequenos fomos adestrados a viver como alunos, bons ou maus, comportados ou vandalos, que importância tem isso agora?
O que importa é que um dia toda essa 'regalia' de assistir às aulas, enrolar o professor, reclamar de uma nota, estudar para uma prova... um dia tudo isso passa. Não importa se há um emprego em vista, uma especialização ou qualquer outra coisa que faça a nossa carreira progredir... nada se compara à incrível sensação de ir às aulas todas as manhãs, tomar nota de todas aquelas coisas e fingir que ir ao banheiro para contar as coisas do final de semana ao colega.
A gente avança do infantil para a alfabetização, vamos para o ensino básico, ensino fundamental, ensino médio. Fazemos um esforço danado para ingressar em uma faculdade achando que vai ser muito diferente da nossa vidinha escolar de adolescente... mas não é. Somos apenas um pouco mais velhos, um poucos mais responsáveis, um pouco mais cansados... mas o estilo de vida continua o mesmo... aquelas aulas chatas ou divertidas, as notas baixas e altas, os cadernos nas mesas, o horário do lanche. Não muda muita coisa... quase nada, talvez.
E é por isso que é tão difícil pensar que tudo isso acaba um dia. Nenhuma pós-graduação dará a mesma sensação de crescimento pessoal como o estilo de vida de aluno ao qual fomos adestrados a viver. E quando tudo isso acaba, fica a sensação de sucesso, de progresso, de avançar definitivamente uma etapa. Mas também fica a sensação de vazio... uma vontade de dar satisfação aos professores... saudades das conversas nos corredores em horário de aula... saudade da biblioteca e daquele friozinho na barriga em véspera de prova...
Profissão? Estudante... [dava uma timidez responder assim]
Um dia tudo isso acaba e nada há de ocupar a magia de ser estudante outra vez... talvez um emprego, uma pós-graduação, uma ginástica e a leitura de livros que a graduação não nos permitia... isso é bom... ocupa o tempo, 'dá dinheiro', é crescimento... mas não se compara à mágica sensação de ser simplesmente um estudante!

4 comentários:

JU disse...

Soube que acabei o curso de manha e comecei a trabalhar á tarde. Não tive bem aquela sensação de pausa entre uma etapa e outra. Realmente a nossa vida muda muito, mas se me perguntarem de que vida eu gosto mais apesar de tudo eu prefiro a vida de trabalhadora. Já estava farta de estudar, adorei mas senti que quando acabei o curso foi uma etapa concluida um sentimento de dever cumprido. Agora é ganhar dinheiro e ser uma optima profissional.
Boa sorte :)

Gabi disse...

Estou finalizando a minnha faculdade, empregada graças a Deus, porém as vezes me pergunto e agora, o que será das minhas noites sem aquela eternidade de palavras que sempre estavam ecoando na minha mente quando tinha alguém na frente da sala de aula falndo flando e falando.... quando repsonder me grita rs!

Isilda disse...

Pois é verdade,a escola não é para toda a vida,quando se acaba de andar na escola,passamos para a vida activa,fazendo parte da sociedade.
Ser estudante não dá lucro nenhum mas...é uma ocupação.
Eu aqui tenho saudades da escola,do ritmo e das pessoas da minha geração,mas de estudar nem um pouco.
É assim a vida.

Juliana Matos. disse...

Eh eu tb passei por isso, mais já faz quase três anos que acabou a facul! E a vida continua não é, saudades sim!
Um beijo
Ju

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲