img-feed img-feed-email

segunda-feira, 7 de junho de 2010

As cinco linguagens do amor

O dia dos namorados está se aproximando e, tudo o que o comércio pretende fazer é vender 'amor'. Estimulados pela data (e pelo marqueting) desejamos demonstrar o amor que sentimos da forma mais bonita possível. O problema é que, muitas vezes, aquilo que para nós é uma maneira linda de demonstrar amor a alguém, para este alguém pode não significar nada, mesmo que essa pessoa nos ame.
Isso mesmo! Podemos usar diversos artifícios para dizer a alguém que a amamos e, mesmo assim, ela não se sentir amada. Isso não significa que a pessoa não nos ame, que nos ame menos ou que ame pouco. Significa apenas que ela percebe o amor de forma diferente. Simplesmente porque o amor é diferente para cada pessoa e porque existem várias formas de demonstrar amor e de sentir-se amado.
Então, como demonstrar o amor da forma correta?

Descobrindo a linguagem do  amor da pessoa que amamos!
E, foi pensando nisso que o terapeuta conjugal americano, Gary Chapman, desenvolveu uma teoria sobre o amor e suas formas de demonstrá-lo. Segundo ele "o amor não depende exclusivamente das emoções. O amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente". A partir desse princípio ele escreveu o livro 'As cinco linguagens do amor'. Linguagens estas que são válidas para qualquer tipo de relacionamento afetivo, não resumindo-se apenas ao amor sexual.
Li este livro alguns meses antes de me casar e, desde então, entendi que o amor possui  suas linguagens e que entendê-las e praticá-las é fundamental para que o relacionamento progrida com sucesso. Entender essas linguagens foi maravilhoso para mim e, por isso, dedicarei esta semana ao tema 'As cinco linguagens do amor', são elas:


1- Palavras de afirmação
2- Atos de serviço
3- Tempo de qualidade
4- Presentes
5- Toque físico


Ficou curioso para saber um pouquinho mais sobre o assunto? No meu próximo post, ainda essa semana, falarei um pouquinho sobre cada uma dessas linguagens. Assim, poderemos nos preparar melhor para o Dia dos namorados, deste próximo sábado!

6 comentários:

Isilda disse...

Que eu saiba o dia dos namorados é no dia 14 de fevereiro!
Dia 12 de Junho é véspera de santo António e dia de casamentos cá em Lisboa!

Ele tem toda a razão ao afirmar esta expressão:"o amor não depende exclusivamente das emoções. O amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente".
Aposto que seja um bom livro.

Tahiana,será que me podia dar o seu mail?É que eu restringi o meu blog apenas a quem eu escolher.
Se puder,responda neste post que eu venho cá ler.
bjs.

Juliana Doerner disse...

Estou ansiosa pra ler os post...

bjs

Tahiana Andrade disse...

ISILDA!

Oi. Aqui no Brasil o dia dos namorados é dia 12 de junho. Dia 14 de fevereiro, nos EUA é o Valentines Day, que é um dia dos namorados em que também se comemoram amizades e outros relacionamentos afetivos. No Brasil isso é uma questão muito mais de comércio mesmo! Mas não deixa de ser uma data bonita, né?
Claro que posso te dar meu e-mail. E fico muito feliz por ser uma das escolhidas para acessar o seu blog.Segue: tahiana.psicologia@yahoo.com

Beijos

JuuH disse...

Esse livro é mesmo muito bom....ainda to na metade,não descobri qual é a minha linguagem..rsrs...ótimo post Tahy!bjinhoss!

Juliana. disse...

Ah o amor possui sim suas linguagens e devemos com experiência e emoção aprendê-las, muito bom..e que esse dia que se aproxima seja de muito carinho!
Um beijo
Ju

Isilda disse...

Olá Tahiana vim agradecer pelo seu mail.

Obrigada por esclarecer a dúvida acima.
É verdade, o dia dos namorados não deixa de ser um dia bonito...hehehehe.
Qualquer dia venha cá a Lisboa assistir aos casamentos de santo António e às marchas populares,é muito bonito!
bjs de Portugal.

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲