img-feed img-feed-email

segunda-feira, 7 de junho de 2010

As cinco linguagens do amor

O dia dos namorados está se aproximando e, tudo o que o comércio pretende fazer é vender 'amor'. Estimulados pela data (e pelo marqueting) desejamos demonstrar o amor que sentimos da forma mais bonita possível. O problema é que, muitas vezes, aquilo que para nós é uma maneira linda de demonstrar amor a alguém, para este alguém pode não significar nada, mesmo que essa pessoa nos ame.
Isso mesmo! Podemos usar diversos artifícios para dizer a alguém que a amamos e, mesmo assim, ela não se sentir amada. Isso não significa que a pessoa não nos ame, que nos ame menos ou que ame pouco. Significa apenas que ela percebe o amor de forma diferente. Simplesmente porque o amor é diferente para cada pessoa e porque existem várias formas de demonstrar amor e de sentir-se amado.
Então, como demonstrar o amor da forma correta?

Descobrindo a linguagem do  amor da pessoa que amamos!
E, foi pensando nisso que o terapeuta conjugal americano, Gary Chapman, desenvolveu uma teoria sobre o amor e suas formas de demonstrá-lo. Segundo ele "o amor não depende exclusivamente das emoções. O amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente". A partir desse princípio ele escreveu o livro 'As cinco linguagens do amor'. Linguagens estas que são válidas para qualquer tipo de relacionamento afetivo, não resumindo-se apenas ao amor sexual.
Li este livro alguns meses antes de me casar e, desde então, entendi que o amor possui  suas linguagens e que entendê-las e praticá-las é fundamental para que o relacionamento progrida com sucesso. Entender essas linguagens foi maravilhoso para mim e, por isso, dedicarei esta semana ao tema 'As cinco linguagens do amor', são elas:


1- Palavras de afirmação
2- Atos de serviço
3- Tempo de qualidade
4- Presentes
5- Toque físico


Ficou curioso para saber um pouquinho mais sobre o assunto? No meu próximo post, ainda essa semana, falarei um pouquinho sobre cada uma dessas linguagens. Assim, poderemos nos preparar melhor para o Dia dos namorados, deste próximo sábado!

6 comentários:

Isilda disse...

Que eu saiba o dia dos namorados é no dia 14 de fevereiro!
Dia 12 de Junho é véspera de santo António e dia de casamentos cá em Lisboa!

Ele tem toda a razão ao afirmar esta expressão:"o amor não depende exclusivamente das emoções. O amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente".
Aposto que seja um bom livro.

Tahiana,será que me podia dar o seu mail?É que eu restringi o meu blog apenas a quem eu escolher.
Se puder,responda neste post que eu venho cá ler.
bjs.

Unknown disse...

Estou ansiosa pra ler os post...

bjs

Tahiana Andrade disse...

ISILDA!

Oi. Aqui no Brasil o dia dos namorados é dia 12 de junho. Dia 14 de fevereiro, nos EUA é o Valentines Day, que é um dia dos namorados em que também se comemoram amizades e outros relacionamentos afetivos. No Brasil isso é uma questão muito mais de comércio mesmo! Mas não deixa de ser uma data bonita, né?
Claro que posso te dar meu e-mail. E fico muito feliz por ser uma das escolhidas para acessar o seu blog.Segue: tahiana.psicologia@yahoo.com

Beijos

Unknown disse...

Esse livro é mesmo muito bom....ainda to na metade,não descobri qual é a minha linguagem..rsrs...ótimo post Tahy!bjinhoss!

Juliana Matos. disse...

Ah o amor possui sim suas linguagens e devemos com experiência e emoção aprendê-las, muito bom..e que esse dia que se aproxima seja de muito carinho!
Um beijo
Ju

Isilda disse...

Olá Tahiana vim agradecer pelo seu mail.

Obrigada por esclarecer a dúvida acima.
É verdade, o dia dos namorados não deixa de ser um dia bonito...hehehehe.
Qualquer dia venha cá a Lisboa assistir aos casamentos de santo António e às marchas populares,é muito bonito!
bjs de Portugal.

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲