img-feed img-feed-email

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"ANEDONIA"

Fala-se muito de Hedonismo, uma antiga corrente filosófica em que se defendia que tudo deveria ser feito unicamente em prol do prazer absoluto. Um prazer individual, passageiro, causador de possíveis conseqüências negativas... Um prazer irracional, momentâneo, meio burro, ingênuo... Tudo por um mero prazer. O hedonismo enquanto corrente filosófica recebeu muitas críticas, pois foi considerado um pensamento egoísta e muito prejudicial ao convívio em sociedade, visto que, se cada um buscasse seu prazer pessoal passando por cima das regras sociais o mundo provavelmente se tornaria um caos.
Mas, alguém já ouviu falar sobre o Anedonismo??? Isso mesmo! Hedonismo é resumidamente o prazer pelo prazer... Já o prefixo “an” significa ausência de, ou seja, anedonia é exatamente a ausência constante de prazer.
Algum dia você acordou sem querer acordar, tomou no café da manhã algo que não queria tomar, foi trabalhar sem ter vontade de fazê-lo, almoçou o que não queria almoçar, chegou em casa exatamente quando queria estar saindo, freqüentou constantemente lugares que nunca gostaria de ter conhecido, teve comportamentos diários simplesmente pelo costume ou sentimento de obrigação? Então é isso que você pode chamar de anedonia: a ausência total do prazer!
Diante de um mundo louco, cheio de regras, deveres obrigações e busca incessante pelo sucesso, nos deparamos com situações indesejadas... Mas não são indesejadas porque são tristes, drásticas, dramáticas ou violentas... São indesejáveis porque não nos dão prazer. Fatos que não acrescentam alegria, sorrisos, dores nem lágrimas... São situações costumeiras, rotineiras de total desprazer em que, sua não execução poderá gerar um sentimento de culpa pessoal e julgamento social... Então, na busca por cumprir as regras sociais, de superar-se no mundo competitivo, de permanecer com a imagem dificultosamente construída acabamos por fazer exatamente tudo aquilo que não gostaríamos de estar fazendo!
Comemos feijão quando gostaríamos de estar comendo pizza simplesmente porque pizza é para ser comida apenas à noite e normalmente nos finais de semana. De manhã cedo tomamos café meramente porque o refrigerante desejado é inadequado para tal horário do dia. Deitamos para dormir não porque estamos com sono, mas porque já é a “hora de dormir”. Assistimos TV porque se tornou normal assisti-lá mesmo quando se quer sair sozinho para passear a noite. Comemos biscoito quando queríamos tomar sorvete, trabalhamos quando queríamos ir dormir, estudamos quando gostaríamos de estar namorando, ficamos na internet quando desejamos estar na praia, freqüentamos lugares quando na verdade preferiríamos ficar em casa parados... Isso é a anedonia!
A anedonia esta normalmente associada ao sentimento de obrigação e de culpa... Fazemos por obrigação, pois, se não fizermos, sentimos culpa... Um sentimento ruim em detrimento de outro igualmente ruim! É o que provoca a Anedonia... Uma sensação enfastiante de desprazer contínuo... Uma quase depressão, uma quase tristeza, um quase sofrimento, uma quase insatisfação, um quase tédio, uma quase dor, um quase cansaço... Que nos obrigam a ficarmos felizes exatamente por ser apenas um ‘quase’ e não um ‘totalmente’! Essa é a nossa anedonia!!!
E, na nossa ausência total do prazer levamos a vida, com justificativas, desculpas, cansaço, estresse, regras, obediências, determinações... Tudo isso por sermos contra o hedonismo...
Pensa-se que, não existe motivo de faltar um compromisso não muito importante simplesmente porque seu real desejo é ficar em casa... Ou, pior ainda, ignorar uma convocação insistente apenas porque se quer ficar sem fazer nada! O medo de julgamentos e comentários dos outros é o que gera a nossa anedonia. O medo de fugir às regras que todos gostariam de ter coragem de quebrar é o que provoca a nossa anedonia. A dúvida de se prejudicar com o comportamento não habitual é o que provoca a nossa anedonia...
E levamos a vida assim... Sarcasticamente “anedonistas” (permito-me chamarmo-nos desse modo), sem prazer, sem execução das vontades pessoais, tudo em prol das regras, convenções e pensamentos dos outros... Tornamo-nos pregadores da anedonia com os nossos exemplos do dia-a-dia e, quem não se adequar à regra do não-prazer que se torne um hedonista ativo e criticado... porém muito mais feliz!

Um comentário:

Acácia Lima disse...

Obrigada pela visita! Virei te visitar mais vezes :)
Beijos

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲