img-feed img-feed-email

segunda-feira, 22 de março de 2010

Circunstâncias

"A vida não espera circunstâncias" (Marian Keyes)
Li essa frase há algum tempo. Eu sabia que eu postaria sobre ela algum dia, porém, eu precisava sentí-la intimamente antes que este dia chegasse. E chegou, finalmente. Foi a frase que escolhi para ser a frase da semana no Idiotizando.

Após repetir mentalmente esta frase por alguns dias, pude recentemente compreender a reflexão de vida que ela agrega. Dizer que a vida não espera circunstâncias significa dizer que ela não espera que determinados fatos aconteçam para então nos dar fatos novos. O que quero dizer é que a vida é um composto de fatos determinantes que não precisam necessariamente de uma sequência lógica para existir.
Um fato não espera o final de outro para enfim poder começar, ao contrário, eles si misturam mutuamente, emaranhando-se. É por isso que, talvez, a vida pareça ser tão injusta. Ela não espera que você se recupere da morte de sua mãe para a partir de então te adoecer... ela não espera que você se cure do câncer para te fazer sofrer um acidente de carro... não te espera ser promovido no emprego para te 'proporcionar' um divórcio... não espera que seu filho cresça para que você o perca... a vida não espera o fim dos fatos!
Os fatos ruins normalmente costumam acontecer de forma concomitante. As coisas vão acontecendo sem que possamos apalpá-las, ou sentí-las. Mal nos recuperamos de um fato, se é que realmente nos recuperamos, e então surge um outro que o supera. Não há sequências lógicas. Não há uma justiça plausível. Não há um motivo, uma justificativa. Um argumento. As coisas simplesmente haverão de acontecer sem que possamos prevê-las, ou organizá-las em categorias racionalmente aceitáveis por nós mesmos. Como diz a linda música Paciência, interpretada por Lenine, "mesmo quando o corpo pede um pouco mais de calma, a vida não pára. A vida não pára não".
Entretanto, há uma coisa a se pensar. As circunstâncias referidas na frase não se resumem em boas ou más. Se os fatos ruins acontecem concomitantemente, devemos nos lembrar então que, os fatos bons também! Por incrível que pareça!!!

___________________________________________________________________

Novo Selinho!


A amiga Lia que me presenteou com ele!



Como não há uma regra específica presenteio a todas as blogueiras que têm acompanhado fielmente este blog, em especial:
Lela;
Juliana Oliveira;
Ana Carolina;
Antenada;
Mulher na Polícia;
Nani;
Marie.
A todas as outras leitoras do Idiotizando fica o carinho do selo, portanto, todas que por aqui passarem sintam-se a vontade para pegar esse selo para os seus blogs!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu texto!
Realmente....as circustâncias não espera uma acaba para outra começar.
Ameiii.
Que bom ler seu texto1
Boa semana menina!

Mulher na Polícia disse...

And the oscar goes to:

Pro meu bloguinho!!!

Êêêêêêeeeee... Iuhuuuuuuu!!!
Yes, yes, yes, yes, yes!!!

Hum, Hum...
Bem eu gostaria de agradecer a todos os meus leitores. Agradeço a todos os meus professores de português.

Queria mandar um beijo especial para o Nelson Mandela, para a Pity, para todo o time do Flamengo e claro... para a Xuxa.

MUITO OBRIGADA TAHIANA!!!

Beijo!

Hefestos disse...

É o acaso que nos governa, que dita as nossas circunstâncias. O fato de coisas boas vierem depois de coisas ruins ou coisas ruins serem precedidas de coisas boas é tão somente resultado do acaso. Temos a nossa responsabilidade também obviamente. Mas na grande parte do tempo somos governados pelo acaso. Achar que a vida espera ou não circunstâncias é querer elevá-la a um status de entidade, de coisa a parte que estaria nos vendo agora e nos governando, determinando que algo de bom nos irá acontecer amanhã e depois algo de ruim também acontecerá.

Anônimo disse...

Amiga...euu estava numa astral péssimo ...quando li seu texto...ia tomar remédios para dormir...em plena tarde um calor infernal.
Aiiii....li seu texto...como ajudo minha auta estiva...estudei...limpei a casa(eu só paranoia com casa né tá suja)mas varrou todos os dias! E não gosto de jeito algum louça na piaaaa. fico doida. Acho que tenho toc. Isso é só umas das paranoias.
Ainda e ai comecei a estudar...depois fui fazer janta para o marido e ainda fui para academia fiqeui por lá quase 03 horas.

Obrigadaaaaaaaaaaaaaa.
Vc não sabe como ajudou!
Beijos!

Erica Vittorazzi disse...

A vida é feita de circunstâncias,acho que é isto. Boas e ruíns.

Gostei do seu blog.

beijos

Luciana Kotaka disse...

Sabe amiga, valeu seu post de hoje, penso assim também, e serviu para meu momento. Bjks

Gabi disse...

Então no proximo fato a vida mostra que continuamos forte e que nada derruba, mesmo quando achamos que fomos derrubados! E assim é a vida, um emaranhado de acontecimentos sempre provando por a+b que somos capazes sim de superar qualquer coisa! beijos

Anônimo disse...

Há muita verdade no que você escreveu neste post. E, ultimamente, tenho aprendido que se a vida pudesse ser organizada como minha gaveta de meias ou minha pasta no computador, não haveria graça alguma. Não haveria oportunidades e tombos e, consequentemente, chances de levantar e recomeçar. Seria mais um livro de conto de fadas com um "... e viveram felizes para sempre." Por mais difícil de acreditar, a expectativa de viver os instantes, cada um à sua maneira, é uma das melhores coisas que temos na vida.

Vera (Deficiente Ciente) disse...

Gostei muito do texto, Tahiana! Ótima explicação sobre o tema circunstância!

Coisas boas ou ruins surgirão ao longo das nossas vidas, isso é inevitável. Acredito que a sabedoria está em conseguir equilibrar e lidar com tudo isso.
Toda dia temos a oportunidade de aprender uma nova lição. E a partir dessa lição somos desafiados a colocar em prática aquilo que aprendemos ou não.

Uma ótima semana para você!
Beijos

Nani disse...

Oi Tahiana!
A motivação de quem viu praia há 3 anos pela última vez é estar na melhor forma, dentro do possível, para caber no biquininho! Por isso o ânimo na caminhada hehe

Adorei mesmo o post. É uma explicação simples para os fatos da vida que muitas vezes nos deixam sem entender se vale ou não a pena acreditar em dias melhores. A vida é curta, ou longa de mais, mas sempre tem tempo para plantar e colher, sorrir e chorar, ser feliz e refletir. Ainda que isso tudo venha junto e misturado ao mesmo tempo, como você disse, sem a chance às vezes de dar tempo pra pensar.

Beijos e parabéns, achei que estava particularmente inspirada!

*Marli* disse...

Essa reflexão é bem oportuna para mim: agradeço também o carinho so selinho e tô postando hoje,
Brigadu miga!

A.S. disse...

Tahiana,

A vida não promove as circustâncias... são as circunstâncias que condicionam a vida!

BeijO
AL

Anônimo disse...

amei seu blog, to seguindo ... segue o meu tb http://blogueandoretardadamente.blogspot.com/ ? >< obg

Juliana Skwara disse...

Obrigada pelo selo. Vou postar lá no findi. Saudades. Acho que na vida é tudo uma questão de sorte e vc não é a primeira a ter curiosidade sobre a minha vida. Estou acostumada. É estranho mas ao mesmo tempo legal. bjus

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲