img-feed img-feed-email

terça-feira, 9 de março de 2010

Ceticismo X credulidade.... (E mais um selinho)

Recentemente, quando escrevi o post Maquiavélicas e refleti sobre a maldade humana, algumas pessoas me perceberam como uma escritora negativa, pessimista e antissocial, rs. Mas não posso mentir e dizer que acredito na bondade absoluta e com isso dividir o mundo em pessoas angelicais e demoníacas... isso restringiria a personalidade humana a meras características de moralidade e princípios de valores estabelecidos pela sociedade. Somos muito mais do que isso!
No post de hoje, provavelmente, alguns me perceberão como cética. Como alguém que não acredita no ser humano. [Em partes isso é verdade, minha mãe sempre disse que eu sou a pessoa mais desconfiada que ela já conheceu].

Suponho que acreditar nas pessoas não seja o meu ponto forte. Prefiro desconfiar delas. É o excesso de expectativa nas pessoas que nos frustra! Mas não sou uma descrente total... eu acredito na verdade humana e, ao meu ver, essa verdade é egoísta ou altruísta por contingência. Acredito que por trás do excesso de altruísmo, provavelmente, muito provavelmente mesmo, há resquícios de interesse pessoal como orgulho e reconhecimento.
Mas, há uma coisa que eu realmente acredito: na transformação humana. As pessoas são formadas pelo seu histórico de vida, pelo ambiente em que estão inseridas, pelas contingências de estímulo, resposta e reforçamento! A Psicologia me mostrou a complexidade da personalidade mas também me mostrou o quanto é possível que as pessoas mudem! O que existe não é bondade ou maldade, e sim uma construção de tudo isso junto, em uma pessoa só.
As pessoas não são boas nem más por natureza. Somos um complexo de características opostas. Somos capazes de nos comportar de maneiras discrepantes diante de uma mesma situação. Somos seres completos... é nisso que acredito.
Não acredito na bondade por si só, repito! Não acredito em paciência ao extremo... não acredito em amores que nascem automaticamente, nem amizades eternas construídas em uma semana (a exemplo do BBB)... não acredito em instinto altruísta nem em instinto egoísta... O que eu acredito é nas contingências! O que eu acredito é na mudança de comportamento a partir de uma mudança de contingências que o acompanham! Eu acredito na transformação...seja por meio de técnicas terapêuticas, por meio da fé, ou simplesmente por via das circunstâncias... O resto é pura demagogia!
------------------------------------------------------------------------------------------

SELINHOOOOOOOOOO
Recebi o selo Masterblog da Ale Sbano, autora do blog Pequenas Coisas. Agradeço a ela e aos demais leitores que tem se mostrado presentes em visitas e comentários em tão pouco tempo de 'Idiotizando'!
Pergunta a ser respondida pelos ganhadores do selo:
Pra mim, o que não tem preço?
- Respostinha - A oportunidade de despejar todos os meus sentimentos, desejos e crenças através das palavras e ainda ter pessoas que leemas minhas 'idiotices' refletidas neste blog, não tem preço.
Indicando 9 blogs:
1- Palavras... em vão;
2- Pequena poeta;
3- Momento Lala;
4- Apenas um ponto;
5- Blog do Deijivan;
6- Acácia Lima;
7- Pense livre ou vá pro lixo;
8- Depois do Divã;
9- Girls (...)
É isso aí! Peguem seus selos, respondam às perguntas e indiquem outros 9 blogs. Além de prestigiar ótimos leitores podemos ajudar a divulgar blogs que gostamos!

12 comentários:

Acácia Lima disse...

Ah... que linda!!!! Amei a lembrança, amei, amei :)

Super-obrigada, um beijo.

Ale Sbano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale Sbano disse...

Não sei,eu sou o tipo de pessoa que mesmo sendo nova já se decepcionou um bocado,mas que sempre tem esperança.
Não creio em bondades ou verdades absolutas,aliás nada que seja humano pode ser absoluto certo?
Ouvi dizer que nada ''É'',mas na verdade tudo ''Está'',pois as coisas são mutáveis,e se alteram no caminho.
Se antes eu acreditava nas belas palavras de um jovem rebelde,hoje desconfio da aparente tranquilidade de um cara timido e assim vai..
É algo empírico,você cai do balanço,aprende a se levantar e dar um impulso menos forte e mais seguro,se firma nas correntes pra não cair e procura se sentar próximo a amigos que realmente te conhecem e vão te apoiar se observarem um possivel tompo,ou um romper de correntes.
Eu procuro cada vez mais a desconfiança,mas isso me dói ,sou uma sonhadora compulsiva entende?Positiva ,essas coisas,mas sei que já mudei bastante,só que jamais serei cética..

Que bom que gostou do selo!
beijoss,adoro esse papo que rola por aqui...

(gostei do meu comentário,talvez use no meu blog,eu sou uma comédia mesmo!!)

Juliana Matos. disse...

OI Tahiana,
que bom ser lembrada por ti..adorei o presente, fiquei super feliz, sinta-se sempre bem vinda no meu cantinho de palavras!
Um beijo grande!

Deijivan disse...

Tahiana fico muito grato pelo Selo! É o primeiro que o meu Blog ganha!!!
Muito obrigado e sucesso sempre!

Vera (Deficiente Ciente) disse...

Mais um ótimo texto, Tahiana!
Realmente é muito difícil, principalmente hoje em dia, acreditar na bondade das pessoas. Minha mãe sempre me diz para confiar, desconfiando sempre.(rss) Ela não deixa de ter razão.
Também acredito na transformação das pessoas e que todo mundo merece uma segunda chance.
Parabéns pelo novo selo! Merecido!

Beijos
Vera

Por Mariani Lindorfer disse...

Oi amor,
respondendo ao teu comentário.
Sim,sim isso é real.
E coontinua sendo ao w. a mesma pessoa, desde os meus primeiros posts

Erick Macau disse...

huahauhauhaa
posts novos!

quem dera hauhauahuaha
to sem tempo e sem assunto.
Já escrevi muito nos meus outros 4 blogs (q não estão mais no ar).
se me der sugestões...
hauhauhahuaa

abraços libertários

luciana kotaka disse...

Olá amiga, sabe que te dou toda razão sobre escolher bem o tema do livro, talvez leve algum tempo e quando menos esperar, vai te dar um insight e descobrirá o caminho. Vou dar a maior força. Bjks

*Marli* disse...

Parabéns pelo texto é tudo de bom! não me choca, também sou por demais desconfiada e não me faz mal me ajuda a viver!
Amei o selinho...snif!
Beiju

Carolina Tenório disse...

ain gatooooona *o*
muito obg pelo selo, amei *---------*
é o 1º :D
HOIEHIOEIOEHIOEIHO
que felicidade :)

Rafaela Andrade disse...

OI, Tathi, adorei. Obrigada! vou colocá-lo no ar. beijos!

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲