img-feed img-feed-email

sexta-feira, 2 de julho de 2010

País do futebol?

O Brasil foi desclassificado da Copa 2010... não há como evitar falar desse assunto!
De fato, muitos desacreditavam da seleção de Dunga. A seleção começou jogando muito mal. Houve quem dissesse que esta foi a pior seleção do Brasil em Copas do mundo. Não importa muito. Conseguimos chegar até as quarta de final... como há quatro anos atrás!
Eliminados mais uma vez. Não importam os motivos, eu acho. Mas o hexa ainda não é nosso. Talvez isso também não importe. O que importa é que nos sentimos frustrados. Somos torcedores, daqueles que se ufanam por seu país apenas nessas copas de futebol, de quatro em quatro anos. Costumamos sentir que somos obrigados a vencer todas as copas e todos os jogos, afinal, somos ou não somos o país do futebol? Talvez não o sejamos mais. A era do Brasil como o país do futebol talvez já tenha passado... enquanto nós continuamos a exibir as 5 estrelinhas... iludidos, derrotados, eliminados.
Provavelmente agora, com a eliminação do Brasil, tenhamos tempo para pensarmos em outras coisas. Talvez seja a hora de começar a pensar nas eleições e se lembrar que futebol não trás dinheiro para torcedor. Chegamos ao ponto em que devemos permitir que o Brasil se torne o país de outros esportes...e também o país de outras profissões com possibilidade de enriquecimento. Chegou a hora de pararmos de pensar no Brasil como o país do futebol e pensarmos nele como o país que queremos ter... muito além de uma bola que rola em campo.
Daqui a quatro anos seremos sede da copa do mundo de futebol, todavia, não devemos pensar nisso como uma oportunidade de arrevanche e sim como uma oportunidade de crescermos com o turismo mesmo que os políticos se aproveitem disso para superfaturarem as obras. Pensemos que, em 2014, teremos a chance de deixarmos de ser, definitivamente, o país do futebol e nos tornamos então o país de pensadores, de educadores, de soluções... afinal, o país que precisamos ter deverá ser muito mais do que um mero capeão de futebol.
E a gente guarda as camisas verde-amarelas por mais quatro anos...

9 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o Brasil, um país com tanto potencial, vê-se sustentado em dois pilares: futebol e carnaval.
Enquanto o povo brasileiro não fizer nada para mudar isso, continuaremos a achar que essas são as duas coisas que importam.
.
.
.
Belo post.

Luciana Kotaka disse...

Recebi um e-mail sobre numerologia e é incrivel como conforme ela, a Alemanha vai ganhar. Será que dá para acreditar??? Bjks

Juliana Skwara disse...

Obrigada pelo meme, isso é algo novo para mim rs
pois é, seleção deu vexame. É sempre assim, eles se acham confiantes e saem com o rabo entre as pernas. Que o título seja ou da alemanha ou espanha. que vnha o vencedor bjussss

Anônimo disse...

Ameii seu textoOO! como sempre!!

Realmente devemos nos concentrar nas eleições.... e mais temos que ser o país de pensadores, como dise! Futebol arte?!(pão e circo para o povo) O Brasil necessita de educação pra evoluir, ter progresso na Educação.

Beijocas!
Saudades!

Rafaela Andrade disse...

Eu tenho medo da Copa no Brasil e nós hoje somos muito mais o país do vôlei, seja em quadra ou na praia, masculino ou feminino.

Saudades de você, estou estudando não dá pra ser muito presente, um beijo!

Bill Falcão disse...

Muito bem, Tahiana!
A arrogância do torcedor brasileiro sempre me irritou. É como se não fosse preciso fazer a Copa. Bastava entregar a taça pro Brasil e pronto. Ninguém perdia tempo vendo uma Copa que já teria um vencedor anunciado.
Este ano, porém, fiquei satisfeito em ver que parte de nossa imprensa esportiva reduziu sua tradicional arrogância. Já não dizem mais que o Brasil deveria ganhar todas as Copas. Reconheceram que outros países também fazem boas seleções.
Claro, se assim não fosse, como a Itália seria tetra? E a Alemanha, que é tri?
Argentina e Uruguai ganharam duas vezes.
Tem brasileiro que acredita que só o povo daqui fica feliz e sofre com o futebol. Como se o resto do planeta fosse habitado por alienígenas que detestam futebol. Isso é o que eu acho mais impressionante, quando penso em Copa do Mundo.
Bjooo!!

Johannes Dudeck disse...

Poxa,sábias palavras. Mas o futebol também ajuda a retirar muitas crianças e jovens do mundo dos crimes. E,quanto as oportunidades de empregos para a copa de 2014,o turismo realmente é a área que mais vai empregar. =D

Grande abraço.

DIVERSOS disse...

Oi,
Tahiana,
oi amiga, infelizmente o nosso povo é assim; capaz de lembrar a escalação completa da seleção de 94, 98, 2002...más, esquecem em quem votou na última eleição e por isso mesmo não cobra as promessas e vem mais uma eleição e pouca coisa mudou é uma pena! Precisamos de mais educação e civismo.
Beijão no coração e fica com Deus

DIVERSOS disse...

Oi,
Tahiana,
oi amiga, infelizmente o nosso povo é assim; capaz de lembrar a escalação completa da seleção de 94, 98, 2002...más, esquecem em quem votou na última eleição e por isso mesmo não cobra as promessas e vem mais uma eleição e pouca coisa mudou é uma pena! Precisamos de mais educação e civismo.
Beijão no coração e fica com Deus

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲