img-feed img-feed-email

domingo, 16 de maio de 2010

Homo sapiens, espécie em extinção!

"Hoje em dia as pessoas não pensam mais."
Foi mais ou menos isso que minha mãe me disse em uma conversa recente. E é inevitável concordar!
Existe um ditado popular que afirma que no mundo nada se cria, tudo se copia. Será?
Atualmente, e infelizmente, a maioria das pessoas não possui opinião própria. Elas costumam reproduzir tudo o que ouvem, veem ou leem (quando o fazem). A opinião popular depende basicamente do que diz a televisão. As pessoas deixaram de pensar, de refletir, de ponderar opiniões. Não há mais grandes líderes, formadores de opinião, revolucionários, movimentos políticos ou coisas desse tipo.
Às vezes, sinto que os seres humanos pensantes estão progressivamente entrando em extinção. E, brevemente, a espécie homo sapiens deixará de existir, visto que o homem já não sabe mais tantas coisas assim! O ser humano, enquanto espécie, tornou-se reprodutor de discursos repetidos e de opiniões alheias muitas vezes infundadas. Todas as informações que nos são passadas, nós as repassamos como verdades absolutas, sem questioná-las, argumentá-las, estuda-las. Nos tornamos seres submissos ao que diz a televisão e outros meios de comunicação. Uma prova disso são os e-mails que muitos repassam sem conhecer sua procedência ou veracidade. Cansei de apagar das minhas caixas de e-mail mensagens que divulgam doenças, sequestros e demais notícias sem nenhuma confirmação de sua fidelidade ou exatidão. Nos tornamos meros reprodutores de informação, seres alienados e sem opinião própria.


Quando criança, uma professora me disse que a espécie humana mudou, disse que agora somos a espécie homo sapiens sapiens, ou seja, homem que sabe que sabe devido ao progrsso do conhecimento humano... Acho que ela estava equivocada, se o homo sapiens já não existe mais porque evoluiu então, agora, tornou-se o homo sapiens copiare, o homem que sabe copiar!
______________________________
Agradeço à Tereza, do blog Efeito Retardado, pelo novo selo com que me presenteou, o prêmio selo de Ouro:


Indico outros nove blogs: 1) Blog Pequenas Coisas; 2) Blog Banana com Farinha; 3) Blog Meu mundo; 4) Além do que se vê; 5) Mulher na polícia; 6) Adoro palavriar; 7) Delírios Mudos; 8) Meridianos paralelos e 9) Pequeno Falcão.

7 comentários:

Nani disse...

Oi Tahiana!
E é por isso que eu gosto daqui. Me faz pensar...

Estava conversando esta semana sobre isso, sobre o fato de a informação vir pronta e enlatada, e muitos se servirem dela assim, sem questionar. Mas acho que a culpa está muito mais em nós do que em quem produz a informação, afinal é seu trabalho. Já o nosso seria pensar, repensar e formular uma opinião a respeito, embora não seja o que acontece.

Hoje confesso estar cansada, porque quem questiona, contesta, provoca passa a ser mais um chato.

Adoro falar sobre futilidades sim, mas não consigo deixar de conversar sobre assuntos sérios. O problema é que anda faltando interlocutor, pelo menos no mundo real.

Não quero ser copiare não!!! =D

Beijos, tenha uma ótima semana!

Ale Sbano disse...

acho que em certos pontos,tudo passa a ser cópia,mas não que isso seja algo que a pessoa deseja,mas por que muitas coisas foram feitas e inventadas.
o chato é ver que tem gente que faz isso por que quer,e não de forma involuntária.
tbm odeio essas correntes manipuladoras!!

Juliana Skwara disse...

Incrível post! Tenho essa sensação de que as pessoas não conseguem ter autencidade. Isso me irrita muito, acho que deus nos fez para sermos únicos. É muito difícil ser forte e ter coragem de ousar sendo vc mesmo! Poucas pessoas são assim: únicas e elas são as melhores pessoas que conheci. Me identifico muito com seus textos! Saudades daqui! Ele tem toda aquela leveza e revolta jovem rs..
Bjões
Vou ver se apareço mais!!rsrs

Isilda disse...

Eu não creio que isso seja bem a verdade...

Mais um selo indicado ao meu blog Tahiana?Obrigada,gostas muito de mim,hehehehehe fico contente!:-)

Sara Castro disse...

Nú cara , minha última postagem falei +/- disso.
-

Dexou-se de pensar, de formar conceitos ... Deixou-se de TER PERSONALIDADE ! fhoda !
ADOREI o post *-*
bejo .

Erica Vittorazzi disse...

Tahiana, a culpa é da nossa 'educação' que é feita para não pensar e não ensinar a pensar. Alguém tira proveito disto...

(o pessoal de Brasília).


beijos

Vera (Deficiente Ciente) disse...

É verdade, Tahiana! Há muito tempo o homem deixou de pensar. Basta ver nossos governantes. Quem os colocou no poder? Exatamente as pessoas, que como você disse, não questionam, não argumentam, tomam tudo como verdade absoluta...Pessoas que se acomodaram com a situação e estão indiferentes a tudo e a todos.
Que pena, Tahiana, que as coisas tomaram esse rumo!
Ótimo texto!

Beijos!

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲