img-feed img-feed-email

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Convocação da seleção: o ponto de vista feminino!

Como mulher confesso que não entendo e nem gosto muito de futebol. Todavia, parece que algumas coisas nos são ensinadas por osmose e, no caso do brasileiro, futebol é uma delas!
Essa semana muito se falou sobre a tal convocação de Dunga para a Copa de 2010 e ainda há muito para ser falado. Muita gente esperava que Neymar estivesse na lista. Há quem diga que Dunga deveria ter dado uma segunda chance para Adriano e, o mundo inteiro (exagero?) tem comentado e criticado a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista...
Sinceramente? A- D- O- R- E- I!!!
Não é porque não entendo de futebol que não posso entender de comportamento dos jogadores, certo?
Na última Copa, em 2006, o Brasil perdeu feio! O time estava repleto de 'super-jogadores'... 'estrelas' do futebol nacional. Em campo, os jogadores mais famosos, mais invejados, mais cotados, mais bem pagos. Em cena, uma copa que marcou um fracasso futebolístico para Brasil, uma derrota antes mesmo das semi-finais. O time de estrelas não funcionou. Torcedores tiveram sua expectativa frustrada!
Sabe por quê?
Porque essas 'estrelas' do futebol não precisam mais mostrar serviço para o futebol. Eles já possuem título, fama e, o mais importante, grana. Quando se convoca para a seleção jogadores menos famosos, menos ricos, menos orgulhosos, [contrariando todas as opiniões de quem diz entender do esporte], proporciona-se a eles a motivação de se tornarem estrelas do futebol. A fome de bola, de drible, de gol, de vitória será, provavelmente, maior. Não há o orgulho da fama nem o desprezo pelo dinheiro... ao contrário... há o desejo de ser o responsável por trazer para o Brasil o título de hexa!
Como eu assumi no início do post, não sei realmente muita coisa sobre futebol, não entendo quem joga bem ou não... mas entendo de motivação, de comportamento, de maturidade. Talvez, foi a falta de motivação de Ronaldinho Gaúcho que mais contribuiu com a derrota do Brasil na última copa. Provavelmente a depressão e a inconstância de Adriano (eu o diagnosticaria como ciclotímico, rs) não deram a ele o merecimento de ser convocado. Possivelmente, a imaturidade de Neymar em suas entrevistas deram a Dunga a percepção de que alí, brevemente, se manifestaria uma personalidade orgulhosa, prepotente e permanente em sua imaturidade de 18 anos!
Sinceramente, torço pelo Brasil, mas não me importo muito se vamos ganhar a copa ou não. Esse é o único momento em que o brasileiro demonstra ufanismo pelo seu país e, por causa disso, se esquece das eleições que ocorrem no mesmo ano. Também não me interesso por ver milionários ficando ainda mais milionários simplesmente por correrem atrás de uma bola enquanto ficamos desesperados em frente à televisão, torcendo e gritando, com as nossas contas a pagar nas mãos.
Brasileiro dá mais visibilidade para o futebol do que o merecido... e, independente de ser homem ou mulher, há muito mais coisa para torcer em nosso país, o problema é que os convocados, nós, os brasileiros, costumamos ficar parados em campo, vendo a bola rolar, enquanto os milionários tornam-se ainda mais milionários nas nossas custas!

14 comentários:

Juliana Matos. disse...

Minha amiga também penso como vc, não sou boa entendedora de futebol, adoro meu País, embora concordo que tem muito que melhorar e como tem!
Um beijo da Ju

Albertt disse...

Ótima visaõ de uma mulher para o futebol (nao estou sendo MAXISTA) mas alguams coisa concordo com vc e outra nao, sao poontos de vistas
rssssss, mas qdo vc ESCOLHE os melhores pra executar uma tarefa vc tem uma grande confiança! e assim foi em 2006 e essa de 2010 tem seus jogadores (poucos habilidosos, muitos bolantes) emfim
gostei do seu txt!

ciclotímico o que isso? pooderia peskisar no googlr, mas queria saber de uma psicologa! :)

grande abraço!

Bill Falcão disse...

Foi o melhor comentário sobre futebol que já li em blogs, Tahiana! E escrito por quem diz não conhecer bem o assunto, hehe!
Também detesto esse ufanismo ridículo e, desde já, peço a sua permissão para republicar seu post em meu blog.
Caso você concorde, por favor envie sua autorização para:
billfalcaostar@gmail.com
O post, claro, será devidamente assinado por você, com link aqui pro seu blog, OK?
Obrigado e um bjoo!!

Fê Jhones disse...

Adoreiii seu ponto de vista! Tb concordo com a convocação de Dunga e com o que disse a respeito da última copa. Maravilhoso texto!

Juliana Skwara disse...

De coração, nem sei quem foi escalado. Odeio futebol e torco para que o Brasil perca, eles merecem. Jogador só pensa em esporte só por grana e não por amor ao time. Nem pretendo assistir os jogos. Bem, eu estava curiosa para ler seu novo blog por isso comentei por lá rsrsrs
Saudades das duas postagens. Estou trabalhando muitooo!!! Bjus

Isilda disse...

É o mesmo que acontece aqui em Portugal.Mal percebo de futebol não me interessa os 12 cromos a correrem atrás da bola e a ficarem cada vez mais milionários,porque como devem saber Portugal está em bancarrota,há muita crise mas quando é futebol todos se esquecem como vai cada um de nós e a pobreza que se instalou.É anúncios a pedir ao povo para torcer pela selecção na África do sul,é vuvuzelas para comprar por 1 euro nos postos da galp,etc.
Portugal é um país do mundo que seja rico ou seja pobre,têm a mania que são os maiores,louvam-se,vangloriam-se muito no desporto.

Vera (Deficiente Ciente) disse...

É isso mesmo, Tahiana! Enquanto sofremos em frente à TV, os jogadores milionários tornam-se ainda mais milionários...E tudo mundo se esquece do mais importante, as eleições. Eu sou uma, que fico sofrendo enquanto eles estão jogando.(rss)

Beijos e bom final de semana!!

DIVERSOS disse...

Oi,
Tahi,
amiga, adorei o seu texto. Menina!
Vocêe disse tudo! A D O R E I!!!
E concordo em gênero, número e grau..aH vou pesquisar "ciclotímico" e adicioná-lo ao meu vocabulário. caso não encontre volto aqui..pra me explicar rsrsrs.. super Parabéns pelo post,beijão no seu coração e fica com Deus

Luciana Kotaka disse...

Legal seu texto amiga, mas odeio futebol, ainda mais manipulado, me desencantei.Bjks querida e um ótimo domingo

Ale Sbano disse...

Eu não entendo de futebol também,porém nas copas o patriotismo de sempre me contagia sabe...eu fico maluca com os jogos..parece até que estou vendo jogos de voley (sou louca por voley)!!!

acho que funciona bem assim,como minha vó diz,a camisa ''pesa'' e eles não se esforçam o suficiente,como se não fossem ganhar ou perder de acordo com o seu desempenho.
Acho justa e sábia a convocaçao,apesar de pouco entender.
Texto maravilhoso como sempre...desculpe a demora em vir comentar,andei sem tempo.
bjusss

Ale Sbano disse...

eleições vem ai,e estou perdida demais!!!

Anônimo disse...

Tem selinho pra você no meu blog, beijos com gosto de sucesso :*

Anônimo disse...

Tem selinho pra você no meu blog, beijos com gosto de sucesso :*

Rafaela Andrade disse...

Tathi
Muito bom o post hehehe
Acho que o Dunga foi coerente com a equipe que treino e com o grupo que tem, assim vamos ver no que dará, aqui dava pra montar várias super seleções.
Beijos!

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲