img-feed img-feed-email

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Reflexão ortográfica!!!

Desde de janeiro de 2009, há um ano atrás, o novo acordo ortográfico já está em vigor. Mas ainda não me acostumei com isso. Freqüentemente, Ops! Frequentemente (sem trema, rs), me pego escrevendo as palavras da forma antiga... meus hábitos de uma alfabetização quase perfeita ainda teimam em me seguir e não me deixam aceitar a ideia de que 'idéia' não tem mais acento!
Na verdade, pelo que eu li, apenas 0,5% das palavras brasileiras sofreram alteração com o acordo. Porém, a sensação que eu tenho quando escrevo é que as palavras mais comuns foram modificadas e que, enquanto eu ainda escrevo com os meus antigos vícios ortográficos, as pessoas que lêem, Ops... as pessoas que leem (os hiatos 'oo' e 'ee' também perderam o acento) os meus textos devem rir das minhas derrapadas diante das novas regras. Também pudera... eu ainda não tenho um conversor mental como os criados para o novo word!
O fato é que algumas frases ficaram mais difíceis de serem entendidas quando as lemos. Imagine escrever que uma pessoa tem muito pelo pelo corpo! Ah... quanta saudade do circunflexo!!!
Mas, o pior de tudo são as regras do hífen. Confesso que eu já me atrapalhava um pouco antes, agora então é que piorei de vez! O tal do microondas, por exemplo, ficou tão feio... separadinho... Comprar um micro-ondas dá a sensação de que compramos dois eletrodomésticos ao invés de um só! Até as pessoas tidas como anti-sociais pela psicologia tiveram seu diagnóstico mudado para antissociais... talvez assim, com as letras todas juntinhas eles se sintam menos separados da sociedade!!!
Também tiraram o hífen do meu fim de semana, do meu café com leite e do meu pão de mel (talvez esses 'tracinhos' fossem muito calóricos!).
Enfim, mudar as nossas regras ortográficas é mudar a nossa vida... é inevitável! Mas, apesar de demorar a me adaptar a essas novas regras, eu sinto que essas mudanças me farão bem. Com a língua unificada entre os lusófonos teremos acesso mais fácil a outro tipo de literatura... e, convenhamos que, ler os textos em português sem ter que ler 'factos', 'acção' e 'optimo' deverá ser muito mais agradável.
De todo modo, nos deram 4 anos para que possamos adaptar nossas vidas às novas regras. E, falando em adaptar às novas regras, porque não tiraram a crase? Por que reservaram um espaço especial à (olha ela de novo!) única regra que eu considerava dispensável???

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu ri, fui no meu blog troquei a palavra anti social... e mesmoooo. É estranho mesmo. O microondas eu ainda não tinha atentado para tal.
Realmente temos 04 anos para nos adptar. É pouco para nós que não estamos mais em fase de alfabetizar!

Nossaaaaaaaaaaaaa seu textooo e extraordiário(tá certa essa palavra?!kkkk)Como vc usa bem as palavras. Parabéns pelo belo texto!

Em relação ao hummmm esqueci...peraí....ciclotimia eu vou pesquisar com mais tempo...ainda não li nada. Quero ler com calma. Sim não vou apegar-me. Eu não gosto de apegar a tal "vamos disse diagnóstico"!!

Sim! Pode ficar tranqula... pois anoréxia não faz parte de minha vida. Gosto de acompanhar o blog das meninas e muitas vezes, quase sempre sofro com elas. Confesso que as vezes parecer atraente! Mas não faz "meu estilo de vida" como muitas acham que é um estilo de vida. Não julgo. Não tenho o direito de julaga a ninguém até porque sou imperfeita. E sim...faço dietas malucas...as vezes...mas sempre tenho um certo receio.

Como disse não sou perfeita...e sempre estou a buscar coisas novas. Mas nada miraboloantes. Nunca tomei medicamento para tal fim.
Crecir com minha mãe tomando várias formas para esse emagrecimento...as vezes hj mais madura...acho que ele foi anorexia o bulemica...pois era muito nova e não tinha conhecimento sobre tal assunto. Hoje ela ta´bem mais magra...pois tem problemas de coração, e a conselho da médica pediu que emagrecesse, claro com uma dieta saudável. Mas ele tá magra. Mas toda vez que a vejo ela exclama: Tô gorda né? Tenho que emagrecer!Tô de dieta! Só tô tomando sopa!

Fico tão preocupada...mas minha mãe é cabeça muito fechada, é teimosa para ouvir algo de uma filha. Eu fico triste de digo que não. Que ela tá linda e magra.

Nossa escrevi quase um post. Ameiii tanto vc!

Tem twitter?!

beijos!

Anônimo disse...

Desculpa os erros ai! A presa de digitar e fazer janta para o marido. eitaaa!
*cresci
hihihii


amiga...um pedido. tira a verificação de palavras do seu blog. É bem mais fácil de comentarmos.
Já fizemos até uma campanha contra esses bentidas letrinhas.kkkkkk
não fica chateada não. se não quiser tudo bem!

beijos!

Luciana Kotaka disse...

kkkk adorei os tracinhos que deixavam mais calóricos as comidinhas deliciosas,kkk Bjks

Erick Macau disse...

eu tbm não gostei da revisão ortográfica.
tirando a parte do trema, afinal, nunca gostei dele.
Mas coitados dos acentos e hífens que sumiram!
pobrezinhos....
abraços libertários

luedani disse...

Olá querida, adoramos sua visita. É sempre muito importante saber como pensa a respeito da vida e de nossa evolução terrena. Um abraço

Daniela Filipini disse...

Também não gostei nada disso e erro vários acentos por causa do Acordo Ortográfico, mas fazer o que, né? :s

Acácia Lima disse...

Adoro suas observações e comentários ;)
Obrigada... beijos.

Vera (Deficiente Ciente) disse...

Mais um ótimo texto, Tahiana!

Eu ainda continuo dando muitas derrapadas diante das regras.(rss...) É o hábito!(rss...)

Adorei sua sugestão de filme! Semana que vem postarei no blog como sua indicação.

Um ótimo final de semana, querida!

Bjs
Vera

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲