img-feed img-feed-email

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A história de Alcides

Alcides do Nascimento Lins era filho de uma vendedora ambulante, morador de uma comunidade carente e sempre estudou em escolas públicas. Em 2007, Alcides tornou-se destaque nacional ao ser o primeiro colocado na rede pública no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco. Nessa época a sua história foi contada pela Rede Globo como uma história de superação, felicidade e sucesso... Alcides era o menino pobre que entrou pra faculdade federal e mudaria a história de sua família! Não é preciso falar da alegria da mãe que em meio a tantas dificuldades e pobreza viu seu filho alcançar o primeiro lugar em Biomedicina na Federal, um dos cursos mais concorridos da faculdade.
O que ninguém sabia e esperava é que no ano em que concluiria o seu curso, a história de superação e sucesso de Alcides se tornaria uma história de violência e criminalidade. Alcides foi assassinado na porta de sua casa por dois homens que estariam a procura de outra pessoa. Ele levou dois tiros na cabeça e não resistiu.
O jovem e promissor Alcides morreu na favela em que morava, vítima de um crime sem justificativa. Mas o que penso, de fato, é no futuro que o Brasil garante aos seus garotos pobres, de comunidades carentes. Não importa se eles estarão envolvidos com drogas, criminalidade, violência e tráfico, não importa se eles serão estudantes de sucesso, trabalhadores cheios de garra para mudar o mundo... não importa... de alguma forma os caminhos se cruzam e encontram o mesmo final: morte violenta, consequência de um país marginalizado e cruel.
O garoto que venceu as dificuldades, a pobreza e o preconceito teve o mesmo fim que aqueles que se envolveram com o tráfico, com as drogas e com o mundo do crime. A diferença é que ele era o assassinado e não o assassino! Alcides não será um biomédico famoso, não poderá ajudar a sustentar sua família e não será capaz de ajudar a mudar o mundo, como ele dizia sonhar... Alcides foi roubado da medicina, da família e do mundo, foi roubado de seus próprios sonhos. E, provavelmente, este será o triste fim de outros jovens que, superarão as dificuldades, torna-se-ão exemplos de sucesso e por fim, morrerão em meio à bandidagem das favelas brasileiras!!!
(*) Algumas informações foram retiradas do site www.oglobo.com

Um comentário:

luciana Kotaka disse...

Olá amiga, está na editora em avaliação. Mas enquanto não tenho a resposta,estamos fazendo a parte a diagramação do livro, pois talvez vamos lançá-lo pela gráfica. Logo que sair, te aviso. Bjks

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲