img-feed img-feed-email

domingo, 30 de maio de 2010

Autocontrole? Para os outros... não para mim!

Autocontrole... esse é o tema do meu TCC - Trabalho de conclusão de curso - a ser apresentado oralmente nesta semana (o que significa que estarei estrassada, ansiosa e nervosa nessa semana!)
No dia-a-dia, com a nossa linguagem do senso comum, nos referimos ao autocontrole como a capacidade de controlar os nosso próprios impulsos. É como se autocontrole fosse uma espécie de autodomínio, força interior, sentimento inato ou coisa desse tipo...
O pior é que estamos errados! Julgar o autocontrole como uma capacidade inata de resistir às tentações é um grande equívoco. E enquanto estivermos equivocados não saberemos nos controlar.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Flores murchas



No meu mundo imperfeito
De jardins sem flores
Posso gastar um sorriso para descrever desamores
Posso investir mil risadas para relatar encantos
E em apenas um segundo desencantar com o que passou...
E como rosas murchas e sem perfumes
Perder meu tempo em uma noite de negrume
Só pra contar ao céu
Tudo aquilo que deveria ser meu sonho
E refletir nas palavras não ditas
Nas frases mal faladas
Em fatos não pronunciados
Que apenas tornam a minha vida ainda mais imperfeita
E recolhem as últimas flores do meu jardim patético...
E eu apenas digo que passou
Mas ainda há uma chance
De com as últimas flores colhidas
Montar um buquê de rosas coloridas
Pois se sonhar com um jardim é muito
Ou ainda prepotência
Contentar-me-ei com o buquê
Em que apesar de murcharem suas flores
Restarão as lembranças das águas trocadas nos vasos sobrados para entocá-las...
E assim farei delas a minha maior esperança
Dos meus melhores momentos
Da peça que a vida pregou em mim
E
não mais me deixarei ser

O alvo de maiores desencantos
Já que na vida o que define tudo é o poder...
E serei do mundo
O fator submundo da rivalidade...
Com flores murchas de minha incapacidade
Poderei sorrir ao léu
Como se com apenas isso
Pudesse resgatar o que prometi ao céu!!!!!!!!!!!!!!!
_____________________________________
 Poema escrito por Tahiana Andrade, dona do blog, em 2005.
_____________________________________________________ 

Gostou desse post? Gosta desse blog?
Então vote no IDIOTIZANDO para o prêmio TopBlog 2010, clicando aqui, ou no banner ao lado.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contagem regressiva...

Segunda-feira... sempre que uma nova semana começa eu fico feliz... é sinal que mais uma semana passou! Estou pertinho, bem pertinho de terminar minha graduãção e, enfim, me tornar definitivamente uma psicóloga. As segundas me lembram que o tempo está passando e que o final desses 5 anos de estudo está se aproximando. Cada semana é um alívio a mais.
Por causa disso, fiquei pensando em quem inventou as semanas, os meses e anos. Afinal, são essas invenções que subdividem as nossas vidas em fases, que nos garantem motivação e ânimo para um recomeço. Graças a essa categorização dos dias em semanas que podemos recomeçar a nossa dieta na segunda - feira, ficar ansioso na quinta porque o final da semana se aproxima e, com ele, todos os nossos momentos de distração e diversão.
Separar as semanas em meses atribui mais sentidos aos nossos dias. Cada virada de mês representa o recebimento do novo salário e de novas contas... representa novas metas mensais a serem alcançadas... representa novos aniversariantes, novas comemorações, novos eventos...
E os semestres então? É muito mais interessante avançar nos estudos a cada 6 meses e sentir essa sensação de progressão e sucesso. O primeiro semestre do ano é tão badalado... reveillon, carnaval, verão, férias, início de aula, volta ao trabalho, dia das mães, dia dos namorados, festa de São João... O segundo semestre do ano é mais pacato... um clima mais friozinho, preocupação com as eleições, um cansaço acumulado dos meses que já passaram, e a agradável expectativa do Natal, de novas férias e do recomeço de um novo ano!
Fico pensando o que seria da vida se não a tivessem dividido desta forma! Tudo ficaria sem sentido, meio sem graça e completamente desmotivante.
Gosto de pensar a vida como uma grande contagem regressiva. Não... não é regressiva em direção à morte não. Mas conto os dias regressivamente, em direção a tudo o que me interessa. Escolho os eventos e datas importantes e fico contando os dias até que eles cheguem. Assim, cada dia que passa dá uma sensação nova de progresso, sucesso, felicidade ou alívio. Contar os dias 'desestressa'... mesmo que seja em direção a um problema. Contar os dias nos permite proporcionar a nós mesmos uma nova chance e, cada nova data, pode significar um recomeço.
Por isso, não ache a segunda-feira o pior dos dias. Ao contrário, é nela que temos a chance de fazer tudo o que não fizemos na semana anterior. É nela que podemos nos programar e garantir a nós mesmos a chance de fazer tudo o que gostaríamos de ter feito na semana que passou e não conseguimos, e, mesmo que novamente fiquem coisa por fazer, é na segunda-feira que ressurge a motivação e a expectativa de uma outra fase. É a segunda-feira o indício que mais uma semana se passou, e entre saltos e sobressaltos estamos vivos e podemos nos dar a chance de começar tudo de novo mais uma vez.
____________________________
Mais um selinho! Este foi presente da Lela, do Blog Pequeno Falcão Light.


Este selo eu indico a todos que costumam comentar aqui no blog! Podem pegar e levar...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Subjetividades...

Ela olhou para o aparelho em suas mãos. Aquilo parecia tão fácil de ser feito. Bastava um telefonema, apenas um telefonema e sua vida voltaria ao normal. Mas não era tão simples quanto parecia. Aquele telefonema envolvia emoções nunca antes decifradas... envolvia palavras indizíveis... envolvia sentimentalidades! Às vezes ela achava tão fácil resolver os problemas dos outros. Bastava despejar suas interpretações comportamentais repletas de ditos populares, conselhos morais e, pronto, o problema dos outros parecia resolvido. Todavia o seu próprio problema lhe parecia um fardo. E não era exatamente um problema, era apenas um telefonema... um medíocre telefonema.
Ela tinha consciência de suas tendências à procrastinação. Ela sabia que constantemente deixava tudo para depois e, com isso, seus dias se tornavam um caos de coisas possíveis porém indesejavéis. Para ela o abstrato da vida alheia lhe parecia tão concreto que ela praticamente os desenharia a próprio punho... entretanto, o concreto de sua vida lhe parecia tão abstrato que sequer ousaria tentar descreve-lo.
O número do telefone estava em suas mãos. Já havia decorado o discurso na frente do espelho. Também ensaiou a voz em tom grave, agudo, suave, incisivo. Pensou em todas as possibilidades de perguntas e respostas. Tinha até um texto escrito em uma folha de papel. Parecia fácil... muito fácil. Mas ela sabia que não era assim como parecia. Precisava de um tempo para tornar aquilo tudo um pouco mais concreto, ou, no mínimo, menos abstrato.
Ela sabia que ainda era possível esperar um pouco mais e tolerar por mais alguns dias aquele tormento. Preferia a dúvida à certeza. Prefira o talvez do que um não absoluto. Preferia o esquisito do que tudo o que era óbvio demais. No fundo, ela preferia suas interpretações subjetivas do que todas as objetividades aprensentáveis.
Por fim, ela sabia que um dia tudo isso passaria... de algum jeito todas as coisas voltariam ao seu lugar e que todas aquelas angustias eram simplesmente provisórias... como todas as outras coisas em sua vida!

----------------------------------------------
O Idiotizando recebeu hoje dois novos selinhos da Juliana, autora dos blogs Palavras... em vão e Sentimentalidades:



As regras destes selos são:

- Dizer 5 coisas que você gosta de fazer: 1) Dormir; 2) Comer; 3) Ficar com meu esposo; 4) Ler 5) Escrever (não necessariamente nesta ordem!)


- Indicar 10 blogger's para receber os selos: 1) Momento Lala; 2) Pequenas Coisas; 3) Deficiente Ciente; 4) Heim?!; 5) Apenas um ponto; 6) Morando junto; 7) Sobre tudo um pouco; 8) Efeito retardado; 9) Reflexo encantado e 10) Mentiras sinceras.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Qual aimportância do dia 18 de maio?

18 de maio... parece um dia comum, mas não o é.
Essa data possui três importantes significados nacionais (embora para mim sejam quatro). E, julgo necessário expor aqui a importância desta data, visto que, ao conhece-la, poderemos lutar por questões importantes agregadas a ela:
1) Dia nacional da Luta antimanicomial - no meu terceiro ano de faculdade fiz um trabalho sobre isso. A Luta antimanicomial é 'comemorada' no Brasil desde 1987 (ano de meu nascimento!) quando foi realizada no país o Encontro dos trabalhadores da saúde mental em Baurú, SP. Essa luta busca reduzir os leitos psiquiátricos nos hospitais nacionais, visto que, eles eram usados como justificativa para uma maior arrecadação de verbas pelos diretores de hospitais. O maior problema, no entanto, estava relacionado à internação sem avaliação prévia, que misturava pessoas com doenças mentais e usuários de drogas. Nessa época, os internos em hospitais psiquiátricos era humilhados e mal-tratados, sendo submetidos a electrochoque, péssimas instalações e más condições de higiene além do uso desmedido de medicações, na maioria das vezes ansiolíticos com o intuito de acalmar os 'doentes'.' Para os interessados no assunto, indico o livro O Alienista, de Machado de Assis, que relata com maestria os segredos da 'casa verde', e o filme Bicho de Sete Cabeças, estrelado por Rodrigo Santoro.
2) Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - apesar de, durante minha vida acadêmica, também ter realizado um trabalho sobre o assunto, só hoje eu descobri a relação do tema com a data, através do jornal Bahia Meio-dia. Essa 'comemoração' foi criada no ano de 1998, devido a entidades que se reuniram na Bahia a fim de uma busca pelo fim da exploração sexual infantil. A data também coincide com um crime sexual bárbaro ocorrido na mesma data no ano de 1973,com Aracelli Sanches, sequestrada, abusada e assassinada! Para os maiores interessados no assunto sugiro que visitem o site do Comitê Nacionalde enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes e que também se dediquem a conhecer o trabalho da Deputada Alice Portugal, que centra-se nesta questão.
3) Dia do museu - Os museus representam a forma de conhecermos e explorarmos o nosso passado e o nosso presente. É a materialização da nossa cultura através da preservação de nosso patrimônio público. Muitos desconhecem e ignoram a importância de um museu, todavia, ele representa a valorização da identidade de um povo. Nas palavras de Cazuza: "Eu vejo o futuro repetir o passado / Eu vejo um museu de / grandes novidades!". Para conhecer mais sobre o assunto conheça a lista de sites de museus e visite-os.

Aos curiosos, respondo porque para mim a data possui um quarto significado importante: o aniversário de minha mãe... mulher virtuosa cujo o seu valor muito excede ao de finas jóias.

domingo, 16 de maio de 2010

Homo sapiens, espécie em extinção!

"Hoje em dia as pessoas não pensam mais."
Foi mais ou menos isso que minha mãe me disse em uma conversa recente. E é inevitável concordar!
Existe um ditado popular que afirma que no mundo nada se cria, tudo se copia. Será?
Atualmente, e infelizmente, a maioria das pessoas não possui opinião própria. Elas costumam reproduzir tudo o que ouvem, veem ou leem (quando o fazem). A opinião popular depende basicamente do que diz a televisão. As pessoas deixaram de pensar, de refletir, de ponderar opiniões. Não há mais grandes líderes, formadores de opinião, revolucionários, movimentos políticos ou coisas desse tipo.
Às vezes, sinto que os seres humanos pensantes estão progressivamente entrando em extinção. E, brevemente, a espécie homo sapiens deixará de existir, visto que o homem já não sabe mais tantas coisas assim! O ser humano, enquanto espécie, tornou-se reprodutor de discursos repetidos e de opiniões alheias muitas vezes infundadas. Todas as informações que nos são passadas, nós as repassamos como verdades absolutas, sem questioná-las, argumentá-las, estuda-las. Nos tornamos seres submissos ao que diz a televisão e outros meios de comunicação. Uma prova disso são os e-mails que muitos repassam sem conhecer sua procedência ou veracidade. Cansei de apagar das minhas caixas de e-mail mensagens que divulgam doenças, sequestros e demais notícias sem nenhuma confirmação de sua fidelidade ou exatidão. Nos tornamos meros reprodutores de informação, seres alienados e sem opinião própria.


Quando criança, uma professora me disse que a espécie humana mudou, disse que agora somos a espécie homo sapiens sapiens, ou seja, homem que sabe que sabe devido ao progrsso do conhecimento humano... Acho que ela estava equivocada, se o homo sapiens já não existe mais porque evoluiu então, agora, tornou-se o homo sapiens copiare, o homem que sabe copiar!
______________________________
Agradeço à Tereza, do blog Efeito Retardado, pelo novo selo com que me presenteou, o prêmio selo de Ouro:


Indico outros nove blogs: 1) Blog Pequenas Coisas; 2) Blog Banana com Farinha; 3) Blog Meu mundo; 4) Além do que se vê; 5) Mulher na polícia; 6) Adoro palavriar; 7) Delírios Mudos; 8) Meridianos paralelos e 9) Pequeno Falcão.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Convocação da seleção: o ponto de vista feminino!

Como mulher confesso que não entendo e nem gosto muito de futebol. Todavia, parece que algumas coisas nos são ensinadas por osmose e, no caso do brasileiro, futebol é uma delas!
Essa semana muito se falou sobre a tal convocação de Dunga para a Copa de 2010 e ainda há muito para ser falado. Muita gente esperava que Neymar estivesse na lista. Há quem diga que Dunga deveria ter dado uma segunda chance para Adriano e, o mundo inteiro (exagero?) tem comentado e criticado a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista...
Sinceramente? A- D- O- R- E- I!!!
Não é porque não entendo de futebol que não posso entender de comportamento dos jogadores, certo?
Na última Copa, em 2006, o Brasil perdeu feio! O time estava repleto de 'super-jogadores'... 'estrelas' do futebol nacional. Em campo, os jogadores mais famosos, mais invejados, mais cotados, mais bem pagos. Em cena, uma copa que marcou um fracasso futebolístico para Brasil, uma derrota antes mesmo das semi-finais. O time de estrelas não funcionou. Torcedores tiveram sua expectativa frustrada!
Sabe por quê?
Porque essas 'estrelas' do futebol não precisam mais mostrar serviço para o futebol. Eles já possuem título, fama e, o mais importante, grana. Quando se convoca para a seleção jogadores menos famosos, menos ricos, menos orgulhosos, [contrariando todas as opiniões de quem diz entender do esporte], proporciona-se a eles a motivação de se tornarem estrelas do futebol. A fome de bola, de drible, de gol, de vitória será, provavelmente, maior. Não há o orgulho da fama nem o desprezo pelo dinheiro... ao contrário... há o desejo de ser o responsável por trazer para o Brasil o título de hexa!
Como eu assumi no início do post, não sei realmente muita coisa sobre futebol, não entendo quem joga bem ou não... mas entendo de motivação, de comportamento, de maturidade. Talvez, foi a falta de motivação de Ronaldinho Gaúcho que mais contribuiu com a derrota do Brasil na última copa. Provavelmente a depressão e a inconstância de Adriano (eu o diagnosticaria como ciclotímico, rs) não deram a ele o merecimento de ser convocado. Possivelmente, a imaturidade de Neymar em suas entrevistas deram a Dunga a percepção de que alí, brevemente, se manifestaria uma personalidade orgulhosa, prepotente e permanente em sua imaturidade de 18 anos!
Sinceramente, torço pelo Brasil, mas não me importo muito se vamos ganhar a copa ou não. Esse é o único momento em que o brasileiro demonstra ufanismo pelo seu país e, por causa disso, se esquece das eleições que ocorrem no mesmo ano. Também não me interesso por ver milionários ficando ainda mais milionários simplesmente por correrem atrás de uma bola enquanto ficamos desesperados em frente à televisão, torcendo e gritando, com as nossas contas a pagar nas mãos.
Brasileiro dá mais visibilidade para o futebol do que o merecido... e, independente de ser homem ou mulher, há muito mais coisa para torcer em nosso país, o problema é que os convocados, nós, os brasileiros, costumamos ficar parados em campo, vendo a bola rolar, enquanto os milionários tornam-se ainda mais milionários nas nossas custas!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Miss (brega) Brasil 2010

Miss Brasil 2010, quem viu o concurso?
Eu vi, como faço todos os anos. Torci, como torço todos os anos. E me assustei, como nunca antes.
Me assustei sim, e não digam que isso é comentário de mulher invejosa e com 'dor-de-cotovelo'. As meninas eram lindas... incríveis... algumas quase perfeitas. É claro que sempre tem uma que a gente olha meio a contra-gosto, achando que ela não deveria estar alí, por não ser 'suficientemente' bonita para o nível das outras candidatas. Mas, não foi com isso que me assustei.
Sempre achei que a Band não era a emissora 'ideal' para transmitir o concurso. [Não acho que tudo tenha que ser a Globo não, torço para que esse monopólio midiático acabe um dia]. Sempre achei a emissora meio fraquinha, com programas excessivamente sensacionalistas, que não acrescentam muita coisa além de polêmicas forçadas, frases de efeito repetitivas (né, Datena?) e superexposição da miséria humana [salvo CQC, com suas excelentes sátiras políticas]. Enfim, a Band sempre deixou a desejar em seus programas. O concurso de Miss Brasil, nos anos anteriores, nunca foi algo sensacional transmitido pela emissora, todavia, não existia, até então, nada de excepcional a ser criticado... até o último sábado dia 08 de maio!
O susto começou com o apresentador do programa, Otávio Mesquita. Ele nada tem haver com o perfil do concurso... um  apresentador sem graça, com pouca expressividade e que vive pulando na grade da emissora devido a falta de audiência de seus programas. Sem glamour, sem elegância, sem enquadre! Ele errou a chamada dos nomes das concorrentes, fez piada sem graça e, diversas vezes, cortou a beleza e simpatia da ex-miss que apresentava o programa com ele!
O susto continuo quando uns dançarinos subiram no palco. Uma dança sem sentido que não deixava a gente entender muito bem o que eles estavam fazendo alí [a não ser tentar competir e aparecer mais do que as misses]. Além disso, Tim Maia não combina com o concurso. Gosto de suas músicas mas, sinceramente, a trilha sonora poderia ser melhor selecionada... algo mais suave, com cara de passarela.
Enfim... tentaram 'abrasileirar' o concurso, e o que fizeram com isso? Exageraram e o deixaram brega! Um concurso de beleza pode ser tudo, menos brega! Apresentador, dança, música, entrevista, jurados mal selecionados... um conjuto de breguices sem limites.
A noite foi salva pela voz de Marina Elali e pela sensacional beleza das meninas... e fechou com chave de ouro com a merecida vitória da Miss Minas Gerais!

Para conhecer todas as concorrentes do concurso, clique aqui!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Chegou a hora...


Chegou a hora! De quê? De começar a votar! A partir de hoje estão abertas as votações para o prêmio TOPBLOG 2010. E o Idiotizando está participando da competição na categoria variedades.
Tudo o que você precisa fazer é votar! Você pode fazer isso clicando no banner do TOPBLOG, no canto direito da tela, onde está escrito Vote, ou então clique aqui. Você será direcionado para a página de votação, basta clicar no quadradinho onde diz: votar, e, em seguida, preencher os campos em que pedem o seu nome e o seu e-mail. Fácil não é? Mas não esqueça que para confirmar o seu voto será enviado para seu e-mail uma mensagem de confirmação, onde você deverá clicar no link indicado na mensagem e, então, seu voto no IDIOTIZANDO estará confirmado!
O mais legal é que não há limites de votos por pessoa. Você pode votar quantos endereços de e-mail você tiver, todos os dias e quantas vezes quiser!
Confesso que sei que a categoria variedades é a mais concorrida e que o Idiotizando, devido o pouco tempo que está no ar, apenas 4 meses, ainda tem um grande caminho a percorrer para chegar até o prêmio. Todavia, o primeiro passo é o seu voto.(Quem sabe assim, depois de muitos e muitos passos, eu ganhe a 'tal' moto como prêmio e não precise mais dar passo nenhum? Brincadeirinha). 
O prêmio TOPBLOG é conhecido por muitos blogueiros e, por isso, funciona como uma excelente divulgação de blogs!

É isso aí gente! O IDIOTIZANDO está contando com o vote de vocês que curtem o blog!
Então, votem aqui!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Erros de português... dignos de terror!

Odeio erros de português! Sei que odiar é uma palavra muito forte, todavia, é assim que me sinto quando leio algo de alguém que não sabe escrever. Reconheço que não sou nenhuma merecedora de prêmios da nossa Academia de Letras, mas acredito ter um mínimo de equilíbrio na minha escrita (um exemplo disso é o meu post sobre o novo acordo ortográfico).

Não estou falando de erros de digitação ou mania (que não gosto) de abreviação. Também não me refiro às pessoas que não tiveram oportunidade, porque isso é uma questão cultural e política que precisa ser resolvida no nosso país. Estou falando de universitários, pessoas com formação 'superior', com estudo, com alguma titulação de profissional.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bullying... você sabe o que é isso?

Há alguns dias, me sinto 'tentada' a falar sobre o bullying, uma prática que conheço muito bem pois fui vítima da mesma quando criança (relatei isso no post Memórias de uma jaburú).
Pra quem não sabe, bullying é um termo inglês que caracteriza práticas de violência,física ou psicológica, e pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa, principalmente com crianças em idade escolar. Nas práticas do bullying, grupos de crianças mais populares se empenham em humilhar, excluir e ridicularizar outros grupos e crianças, sem nenhum motivo aparente a não ser um mero jogo de poder. Surgem comportamentos agressivos como intimidação, críticas, atribuição de apelidos, calúnia,  discriminação, insultos, acusações falsas, ameaças, chantagens, grafitagens depreciativas, ataques físicos e, isolamento (este ultimo, ao meu ver, é o pior ato do bullying).
Eu me lembro bem o que sentia quando acordava para ir à escola. Eu amava estudar... mas odiava o meu colégio.

Como você está em relação às eleições?

Visitantes do Idiotizando


Contador Grátis Desde 18/01/2010

Top comentaristas!

widget UsuárioCompulsivo Quanto mais você comentar aqui no Idiotizando mais chances você terá de ter o seu blog divulgado nessa lista! Comente já!

SEGUIDORES

Minha lista de blogs

IDIOTICAMENTE FALANDO:

Frase da semana: "Simplesmente sei que tudo o que sinto é muito mais meu do que todo o saber que me cerca!"> (Tahiana Andrade)
 
▲ TOPO ▲